segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Semifinais com quatro grandes é algo incomum no Rio nos últimos anos

Dos últimos 17 turnos do Campeonato Carioca, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco chegaram juntos apenas em seis oportunidades.
 ____________________________________________________________________________________
As principais torcidas do futebol do Rio vão poder acompanhar seus times nas semifinais da Taça Guanabara. Para muitos, a classificação para a fase final de um turno do campeonato estadual nada mais é que a obrigação dos grandes clubes. Porém, dentro de campo, o resultado das últimas temporadas mostra outra realidade. Desde 2004, ano em que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro passou a adotar sistema de dois grupos, com os dois primeiros de cada chave disputando as semifinais, os quatro grandes classificados conseguiram se classificar apenas em seis oportunidades nos 17 turnos disputados.


As equipes que mais conseguiram se classificar para a fase final do Campeonato Carioca neste período foram Flamengo, Fluminense e Vasco, 12 vezes cada. Botafogo, com 11, fica atrás dos rivais. Outras nove equipes de menor investimento tiveram a oportunidade de disputar as semifinais da Taça Guanabara e da Taça Rio: Americano (cinco vezes) ,Cabofriense (quatro vezes), América e Volta Redonda (três vezes), Madureira (duas vezes), e Boavista, Friburguense, Olaria e Resende, com uma vez cada.
O Fluminense foi o grande carioca que mais sofreu para se classificar para as semifinais da Taça Guanabara. Precisou de uma ajuda do Vasco, na última rodada, que venceu o Boavista.
- A situação ficou complicada após os tropeços diante de Boavista e Duque de Caxias, mas os jogadores souberam reagir com seriedade e trabalho - comemorou Abel Braga.
O Vasco teve a melhor campanha e é o único clube com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca. Venceu os sete jogos. O Flamengo tem a melhor defesa, com apenas um gol sofrido. O Botafogo tem o ataque mais positivo com 17 gols. E o Fluminense, o elenco mais caro com estrelas como Fred, Thiago Neves e Deco.
- O fato de ter uma campanha 100% dá moral para o time. Para isso que é boa. Mas na semifinal zera tudo. Não tem favorito. É aquela coisa de sempre: uma grande rivalidade, equipes de tradição. As equipes vêm crescendo - disse Cristóvão Borges, técnico do Vasco.
Vasco e Flamengo fazem a primeira semifinal na quarta-feira, às 22h, no Engenhão. O segundo jogo é entre Botafogo e Fluminense, na quinta, às 21h, nio mesmo estádio.

__________________________________________________________________________________


Semifinal entre os grandes do Rio de Janeiro desde 2004

__________________________________________________________________________________

2004
Flamengo 2 x 0 Vasco – Taça Guanabara
2005
Fluminense 1 (8) x (7) 1 Vasco –Taça Rio
2006
Não houve semifinal entre grandes
2007
Vasco 1 (1) x (3) 1 Flamengo – Taça Guanabara
Botafogo 4 (4) x (1) 4 Vasco – Taça Rio
2008
Botafogo 2 x 0 Fluminense – Taça Guanabara
Flamengo 2 x 1 Vasco – Taça Guanabara
Fluminense 1 x 1 Vasco – Taça Rio
Botafogo 3 x 0 Flamengo – Taça Rio
2009
Fluminense 0 x 1 Botafogo – Taça Guanabara
Vasco 0 x 4 Botafogo – Taça Rio
Flamengo 1 x 0 Fluminense – Taça Rio
2010
Vasco 0 (6) x (5) 0 Fluminense – Taça Guanabara
Flamengo 1 x 2 Botafogo – Taça Guanabara
Botafogo 3 x 2 Fluminense – Taça Rio
Flamengo 2 x 1 Vasco – Taça Rio
2011
Flamengo 1 x 1 Botafogo – Taça Guanabara
Fluminense 1 (4) x (5) 1 Flamengo – Taça Rio

0 comentários:

Postar um comentário